Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Designers não mandem arquivos abertos!

Esta semana me deparei com uma situação, onde o trabalho que eu tinha que fazer, seria mandado para uma gráfica, porém eles exigiam que o arquivo teria que ser um .cdr, que é o arquivo de edição do Corel Draw.

Isso é completamente um absurdo! Pois:

. Eles estão te obrigado a utilizar um software, independente de ser livre ou proprietário, você tem a liberdade de escolher a sua ferramenta de trabalho, no meu caso o Inkscape.

. Mandando um .cdr, eu estaria mandando um arquivo aberto e com liberdade para edição, assim o "cara da gráfica" poderia editar a vontade o meu trabalho e fazer o que bem entender.

. Isso possibilita que seu trabalho esteja aberto a qualquer um, desta forma possibilitando modificação e distribuição livre sem o seu consentimento.

Ao se deparar com uma situação dessas, sempre mande o arquivo fechado, com extensão como .jpg, .png ou até .pdf. Arquivos abertos, serão sempre aqueles que servem para a edição direta, como .psd do Photoshop, .ai do Illustrator, .svg do inskcape, .xcf do Gimp e por ai vai...

Sempre converse com o "cara da gráfica" e explique os seus direitos, caso ele realmente batalhar e combater sua palavra, isso mostra que o estabelecimento não tem uma qualidade muito boa hahaha.

Um comentário:

  1. Otimo post!

    Quando eu mando um trabalho pra gráfica eu sempre mando em .jpg ou .png, dai o kra fala: "tem q ser .cdr"! e eu responde: "então abre um corel e coloca a imagem dentro e salva como .cdr"!

    O máximo q jã fiz foi: exportei o trabalho pra um jpg, abri o corel, e fiz um .cdr contendo apenas o .jpg!
    ai os kras da grafica não tem como editar o meu trabalho!

    Abraços
    Barnabé

    ResponderExcluir