Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quando o Software Livre tira sua Liberdade

Nos últimos dias andei pensando e presenciando algumas conversas sobre o grande lance de softwares livres e afins.

O assunto principal era sobre o uso de softwares proprietários, piratas e claro o livre, tudo isso dentro do assunto relacionado principalmente a Design.

O que me chamou a atenção foram pessoas que trabalhavam exclusivamente com softwares livres e assim recusando totalmente o uso de softwares proprietários.

Um exemplo geral que posso dar é o uso do Adobe Photoshop (proprietário) e Gimp (livre). No caso o cidadão trabalharia apenas com o Gimp.

É óbvio que existem diversas razões para se utilizar softwares livres, razões muito boas como a principal delas, o custo de uso, distribuição que normalmente é gratuita, o suporte da comunidade, o poder de modificar o programa e redistribuí-lo etc.

Diferente do Software Proprietário, que possui normalmente um custo muito alto, é proíbida a distribuição dele de forma incorreta (Pirataria) e é claro você não pode modificá-lo da sua própria maneira.

Até então tudo bem, não há nada de errado em nós utilizarmos softwares livres, mas aí que entra a grande questão...

Na minha opnião eu acho que existem muitas pessoas que ao conhecerem softwares livres acabam absorvendo muito da filosofica (que é ótima) e acabam se fechando em seu próprio mundo "livre", digo livre entre aspas porque a pessoa acaba recusando o uso de softwares proprietários, mesmo sendo melhor e mais utilizada que o respectivo software livre do mesmo.

Desta forma diversas pessoas estão acabando com a sua liberdade de escolha e recusam ferramentas que podem realmente melhorar a sua vida.

No meu caso, eu realmente gosto de diversos programas da Adobe, não é por isso que irei deixar de usar o Gimp ou Inkscape, mas eu nunca irei utilizar apenas o Gimp ou Inkscape ou apenas Adobe, pois eu tenho a minha liberdade de escolha e é claro que eu escolherei a melhor ferramenta para mim independente de ser livre ou não!

É claro que todos os softwares proprietários devem ser utilizados dentro da lei, isso quer dizer, sem ser adquirido de forma ilegal (pirataria).

Para concluir, acho que as pessoas não deveriam ficar presas a nada, e sim escolher qual a melhor opção para elas, é claro que ao escolherem, deve-se estar de acordo com tudo que será imposto, como valor de compra, filosofia etc... Fora isso elas não estarão fazendo um bom uso de nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário