Semana passada fui ao Pixel Show 2010 em São Paulo Capital.
Foi a minha primeira vez em São Paulo, e eu realmente amei a cidade, nunca vi nada igual, tudo era bem projetado, principalmente os metrôs, fora que os bairros que fui eram excepcionais. Visitei o bairro da liberdade (bairro oriental), a bexiga (bairro italiano), andei pela av. paulista e fui na rua augusta. Pelo que vi em SP você encontra de tudo mesmo, e lá pelo visto não para mesmo, aqui no RJ alguns horários de madrugada como sábado por exemplo, você encontra quase nada de trânsito nas ruas, já em SP, hahaha nem se fala, o povo não para!!! Isso é muito bom!
Mas como eu fui para ver o Pixel Show, tive muito pouco tempo para curtir a cidade...
O Pixel Show, foi um evento realizado pela Zupi, e tinha como público Designers, Ilustradores etc, que utilizavam de ferramentas e meios digitais para realizar seus trabalhos.
No evento esteve presente diversos nomes do mundo do Design, fora que havia diversos workshops sobre pintura, ilustração etc.
Abaixo irei postar sobre o palestrante e minha opnião sobre a palestra:
. Márcio Scavone - http://www.marcioscavone.com.br/
Um grande nome da fotografia brasileira que exibiu seus trabalhos e como ele chegou a onde ele está hoje, formas e meios de abordar o mercado em si, maneiras de planejar um trabalho e como se adaptar a mudanças como a máquina digital.
Eu achei a palestra dele muito boa, diversos trabalhos bons, dicas para realizar trabalhos melhores e a única coisa que me surpreendi foi com o material pornográfico exibido na sua palestra, que pelo visto não agradou algumas pessoas. Eu acho que isso deveria ter sido avisado previamente pela organização.
. Cisma - http://cisma.com.br/
Grande diretor de filmes brasileiros, que já teve experiência em diversas empresas internacionais. Já realizou grandes propagandas, vinhetas etc. Ele exibiu diversos de seus trabalhos, briefings que recebia de empresas, animatics e um pouco de como foi a sua vida desde o começo da faculdade até os dias em que trabalhou internacionalmente.
Na minha opnião, Cisma possui um grande talento em seus trabalhos, algo extraordinário, porém esse talento não foi tão bem mostrado em sua apresentação, que foi desorganizada e precária. Desta forma ele não conseguiu dar um grande foco em muitos dos seus trabalhos que eram incríveis. Mas de qualquer forma, a palestra dele mostrou a trajetória de um profissional no mercado do Design, e isso é muito bom para quem esta se formando.
. Dr. Sketchy e Banda Ccoma - http://drsketchysaopaulo.blogspot.com
Dr. Sketchy é uma forma de representação de modelo vivo resgatada do Século XIX, onde artistas iam a cabarés desenhar em grupo, porém eles desenhavam as mulheres em uma luz precára, com música e outras formas de distorção ou distração na observação. O principal objetivo era este, representar em formas não tão comuns quando nas seções de modelo vivo normais. As modelos, no Dr. Sketchy ficam muito pouco tempo paradas, desta forma exigindo muito mais destreza do artista.
Nossa, eu adorei ter participado desta parte do evento, onde havia uma mistura de dança e trajes antigos, fora a música, fumaça e luzes piscantes que criava um novo visual nas modelos, desta forma exigindo muito mais de mim, como desenhista. O mais legal disso tudo, é que tudo foi acompanhado pela Banda Ccoma, criando assim quase que um ambiente do Século XIX, graças ao seu repertório musical.
. Luli Radfahrer - http://www.luli.com.br/
Acho melhor ler sobre ele no seu próprio site, é muita coisa hahaha.
Ele faou sobre as mudanças que estão ocorrendo no mundo de comunicação digital, como internet, e como o Design está sendo aplicado hoje em dia.
Foi uma palestra muito interessante, pois mostrou diversos lados do Design hoje em dia, e como as coisas estão acontecendo. É como se fosse algumas daquelas palestras que realmente abrem sua cabeça para um novo mundo.
. Dan Goldman - http://dangoldman.net/
Cartunista norte-americano, deu uma palestra dos processos que ele utiliza para criar charges e quadrinhos. Ele mostrou desde um simples rascunho até a arte final, mostrou programas que ele utiliza e formas de publicação de sua arte. Ele mostrou também o quando ele estava amando viver no Brasil e alguns de seus projetos independentes, fora que ele mostrou o quanto é importante aprender e misturar novas técnicas em seus trabalhos.
Alguns dos programas citados por ele foram: Alias Sketchbook Pro, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Maya 3d e Scrivener.
Eu adorei a palestra dele, pois ele mostrou realmente como eram feitos seus quadrinhos sem qualquer tipo de segredo. Isso é muito gratificamente e mostra novas formas de produção artísticas. O legal também é o quanto ele mistura técnicas, tipo, ao mesmo tempo que ele desenha em vetores, ele joga bitmaps ao fundo e faz cenários em 3D para seus quadrinhos. Ele mostrou também como ele faz caricaturas, e suas referências por foros e o mais importante foi que ele mostrou de onde ele tirava inspiração para seus personagens, que eram baseados em pessoas reais que eram filmadas ou fotografadas por ele.
. Florentijn Hofman - http://www.florentijnhofman.nl/
Holandês famoso por suas intervenções urbanas, como patos gigantes, macacos deitados em parques paulistas etc. Ele deu uma palestra sobre seus projetos e como eles eram feitos, desde conceitos, parte burocrática, a hora de por a mão na massa e a sua finalização no local escolhido.
O holandês é muito inteligente, eu não esperava uma palestra tão boa, pois nunca fui muito de gostar dessas intervenções, porém quando vi as que ele já fez e todo o conceito por trás, eu realmente adorei. Conversei com ele sobre o que ele fazia com tanto material depois de utilizado, ele me falou que normalmente re-utilizava ou então jogava forma, mas normalmente, era reciclado e tranformado em produtos, como a bolsa que me mostrou. Vale a pena conferir os trabalhos dele!
. Bobby Chiu e Kei Acedera - http://www.imaginismstudios.com/
Ambos são grandes ilustradores que já fizeram trabalhos até para filmes de Tim Burton. Bobby falou abertamente sobre oportunidades de mercado e formas de agir em certas situações, fora as dicas de ilustrações. Ele também mostrou muitos de seus trabalhos feitos com Kei, sua colega, que ficou desenhando ao vivo enquanto ele falava. Ele mostrou como que as pessoas podem trabalhar a distância mesmo sendo de diferentes países e mesmo assim serem bem sucedidas. Ele citou alguns sites como: https://www.schoolism.com/, http://www.conceptart.org/, http://www.alexa.com e http://www.cgsociety.org/
Nossa, a palestra dele com certeza está entre as melhores do evento, foi tudo muito claro e direto ao ponto, fora que tudo que ele falou era 100% aproveitado, nada de brincadeiras idiotas ou papo furado, tudo dentro do contexto e tudo necessário.
. Felipe Bedoya - http://www.felipebedoya.com/
Jovem artísta colombiano, realiza ilustrações polêmicas para algumas pessoas, pois aborda temas pesados de uma forma diferente. Mostrou em sua palestra maior parte de seus trabalhos e como ele misturava técnicas.
Gostei da palestra dele, possuía uns trabalhos muito interessantes, onde ele misturava técnicas como inserção de desenhos em fotos antigas. Vale a pena conferir seus trabalhos no seu site.
. Dimitre - http://dmtr.org/
Artista brasileiro que utiliza de programação para auxiliar suas criações. Ele mostrou muitos de seus trabalhos e a linguagem de programação que ele utilizava, Processing era uma delas.
Eu não gostei muito da palestra dele não, apesar dele ter ótimos trabalhos, a palestra foi um pouco chata e ele apenas exibiu trabalhos e não mostrou como realmente os fazia, isso é chato.
. Índio San - http://indiosan.com/
Ilustrador brasileiro, que já fez diversos trabalhos dentre eles vinhetas, comérciais, animações etc. Ele mostrou diversos de seus trabalhos e processos de como eram feitos, mostrou rascunhos etc. Mostrou o quanto era importante variar de estilo e como sempre misturar técnicas.
Eu adorei a palestra dele, ele mostrou diversas etapas de seu trabalho, fora que todos eram incríveis. Vale a pena conferir seus trabalhos.
. Paulo Caruso - http://www.jblog.com.br/paulocaruso.php
Cartunista brasileiro que faz charges para diversos jornais e revistas. Mostrou muitos de seus trabalhos e até cantou canções compostas por ele.
Na minha opnião o cara é demais, além de desenhar muito e ser criativo, ele mostrou o quando o artísta tem porder de crítica na sociedade.
. Jason Manley - http://www.massiveblack.com
Ilustrador americano que faz diversos trabalhos para indústria de games. Ele mostrou diversos de seus trabalhos e como começar com nada e chegar até onde ele chegou. Mais uma vez houve a afirmação de como profissionais podem trabalhar internacionalmente on-line.
A palestra dele foi muito boa, pois mostrou formas de trabalho on-line e como é importante ter a sua identidade na internet, como facebook, linkedin etc. E que isso é extremamente importante para se fazer contatos e ganhar conhecimento de outras pessoas através da troca de idéias sobre técnicas etc.
Eu fiz algumas anotações de dicas e pensamentos no evento:
. Tirar referência artística própria, nada de procurar em google images etc. Fazer seu próprio conteúdo artístico, como Dan Goldman faz
. Divulgar o trabalho on-line é extremamente importante
. Criar o trabalho perfeito para servir de isca a outras pessoas para o seu portifólio
. Pensar no trabalho previamente, visualizá-lo com antecedência para realizá-lo
. Melhore seu conhecimento > melhore sua técnica > e assim ganhe um novo estilo
. O mundo está em constante mudança, imporante é estar se adequando a ele
. Sempre se esforçar
. Fazer o melhor preço para o cliente, dependendo do quanto ele pode te oferecer. O mesmo trabalho para uma multi-nacional será muito mais caro que o mesmo trabalho para o seu colega de sala de aula
. Trabalhar on-line é possível e pode dar bons resultados
. Combinar técnicas - 3D, vetores, bitmap, stencil etc.
. Faculdade dá uma base para a pessoa, e ela que escolhe e especifíca seu caminho
. Pesquisar muito bem sobre o projeto, e ver como aplica o seu conceito
É isto, o texto deve ter ficado meio grande mas é isso ai, espero que tenham gostado da minha cobertura do evento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário