Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Linux games

Quantas vezes você já ouviu as frases abaixo:

"Linux?! Num roda jogo!" "Jogos no linux???" "Aham, mas só jogo ruim!"

Pois bem, para quebrar esse mito que linux não possui jogos, ou que todos eles são ruins, irei postar uma bela lista com diversos jogos que eu conheçõ, e avaliações daqueles que eu jogo.

Como a lista está grande, irei dividir por categorias

Categoria #1: Ação, Shooters.

O primeiro jogo que gostaria de listar é o Open Arena.

Open arena é um FPS (first person shooter), beseado no engine do quake 3. Ele possui diversos modos de jogos dentre eles capture the flag (onde o time tem que pegar a bandeira do outro), deathmatch (famoso mata-mata) e muitos outros. Todos esses modos de jogo podem ser jogados em LAN, Internet ou com Bots.

Para informações mais precisas, screens etc:

Site Oficial: http://openarena.ws/

Plataformas: Linux, Windows e Mac.

Avaliação Pessoal: Bom eu achei esse jogo muito bom mesmo, a intensidade que ocorrem os eventos, a troca de tiros intensa, e o uso de diversas armas fazem com que esse jogo seja um dos melhores fps que já joguei, e o melhor, roda em todas as plataformas mais populares entre os usuários! Ele possui uma jogabilidade facil, fazendo assim que o jogador logo se acostume com a intensidade do jogo. Com certeza vale a pena fazer o download desse jogo para pelo menos dar uma olhada, não é um jogo tão grande, não precisa de muito hardware para jogá-lo.


Bom, logo após gostaria de falar sobre o Warsow.

O Warsow também é outro FPS, e ele tem um estilo único, onde o jogo em si parece um desenho animado 3D. Ele também tem modos de jogo semelhantes ao do open arena.

Para informações mais precisas, screens etc:

Site Oficial: http://www.warsow.net/

Plataformas: Linux e Windows.

Avaliação Pessoal: Achei o jogo muito legal, possui um estilo diferente de todos que já joguei, porém não gostei muito das armas, mas adorei a originalidade em si dos personagens, que achei muito criativo. Se tivesse mais tempo com certeza me dedicaria mais a esse jogo e chamaria mais pessoas para jogá-lo comigo! Vale a pena baixar para conhecê-lo.


Para aqueles que são viciados nos jogos de tiro estilo "Policia x Ladrão", vale a pena tentar o Urban Terror.

O Urban Terror também é um FPS, onde o objetivo é eliminar o time adversário, ou então capturar sua bandeira, mas para acontecer isso muito tiroteio vai acontecer, e claro ferimentos são conseqüencias inevitáveis, com isso o jogador possui um grau de realidade muito grande nesse jogo, onde ele pode até utilizar bandagem para parar sangramentos. Os equipamentos utilizados também são muito bons, desde miras a laser até AK-47.

Para informações mais precisas, screens etc:

Site Oficial: http://www.urbanterror.net/news.php

Plataformas: Linux, Windows e Mac.

Avaliação Pessoal: Quando fiz o download desse jogo esperava muito menos dele, porém ele me surpreendeu com o nivel de realidade envolvido e a quantidade de equipamentos possíveis, desde granadas até fuzis de assalto, englobando até sub-metralhadoras. Me impressionei também com a quantidade de servidores disponíveis e de brasileiros jogando esse jogo! A única coisa que não gostei foi a qualidade de gráfico das armas, que achei meio inferior, mas tudo isso vai ser melhorado em uma nova versão que já está sendo quase lançada, onde haverá até refexos em água. Vale a pena tentar esse jogo!


Outro jogo que tenho que mencionar é o Wolfenstein: Enemy Territory.

Este é um fps baseado na segunda guerra, tem diversas armas e classes. Ele também possui um gráfico bem razoável para os dia de hoje.

Avaliação Pessoal: O jogo em si é bom, mas o que estraga ele são os servidores, que possuem trilhões de addons para você ficar baixando antes de jogar, e ainda tem o lance do punkbuster que as vezes buga, e em alguns pcs o jogo fica sem som, e para isso precisa haver uma solução que eu irei postar. Ele também possui bons mods, porém não consegui jogá-los. Resumindo, é um bom jogo mas os servidores estragam ele.

Para informações mais precisas, screens etc:

Site Oficial, ou quase: http://www.planetwolfenstein.com/enemyterritory/

Plataformas: Linux, Windows e Mac.


Chegando próximo do Open Arena, existe o Alien Arena, que é baseado no O.A., porém com alienigenas.


Para informações mais precisas, screens etc:

Site Oficial: http://icculus.org/alienarena/rpa/aquire.html

Plataformas: Linux, Windows e Mac.

Avaliação Pessoal: Um jogo bem legal e divertido, onde os alienigenas são bem engraçados e quando eles morrem você consegue ver "a alma" deles indo embora. Possui gráficos legais e diversos modos de jogo como o Open Arena, porém o jogo fica devendo bons servidores para a galera jogar. Mas com certeza vale a pena baixar esse jogo. E vale muito mais a pena chamar os amigos e criar um servidor para todos jogarem.


Categoria #2: Plataform Games.

Em relação aos jogos de plataformas podemos destacar diversos jogos, dentre eles o que eu mais gosto de destacar é o Metal Blob Solid, que é um tipo de jogo plataforma, e ao mesmo tempo um shooter. O principal objetivo é salvar a comunidade de blobs que entrou em guerra.

Avaliação Pessoal: Metal Blob Solid é um jogo muito criativo, e apesar do seu conceito simples, ele consegue proporcionar diversão e ao mesmo tempo desafios para o jogador com suas diversas missões.

Site Oficial: http://www.parallelrealities.co.uk/projects/blobWars.php

Plataformas: Linux, Windows e Mac.

Outro muito legal também é o Abe's Amazing Adventure. Nele o jogador é um explorador e precisa coletar algumas chaves para fazer seu caminho pelas piramides.

Para informações mais precisas, screens etc:

Site Oficial: http://abe.sourceforge.net/

Plataformas: Linux, Windows e Mac.

Avaliação Pessoal: Achei o Abe um jogo bem divertido, se depender o jogador consegue ficar horas e horas jogando esse jogo e tentando finalizá-lo. Possui um gráfico bem limpo e possui uma boa jogabilidade. Vale a pena tentar esse jogo!


Chegando perto ao estilo do famoso Mario Bros. temos o Secret Maryo Chronicles, onde você incorpora um menino que explora diversos ambientes, mata plantas, bichinhos, nada demais.

Para informações mais precisas, screens etc:

Site Oficial: http://www.secretmaryo.org/

Plataformas: Linux e Windows.

Avaliação Pessoal: Quando joguei esse jogo fiquei impressionado com a qualidade dos seus gráficos sendo que ele é 2D, e o desenho dos personagens e cenário também me impressionou muito. É um jogo legal, mas não mostra nenhuma novidade que já não foi vista.


E é claro o mais famoso do linux, o Super Tux. É um tipo de jogo semelhante ao Mario Bros. porém por trás de toda a política do GPL. Imagine, ao invés do mario, você tem o Tux, mascote oficial do linux.

Para informações mais precisas, screens etc:

Site Oficial: http://supertux.lethargik.org/

Plataformas: Linux, Windows e Mac.

Avaliação Pessoal: Super Tux é um dos melhores jogos plataforma que existe para Linux, ele é bem viciante e criativo. Não possui tantas novidades, mas só de jogar com o Tux, vale apena baixar e instalar esse jogo! Pode também testar o Super Tux 2 e também o Super Tux Kart, que é tipo o Mario kart, porém com Tux e seus amigos, como o Gimp.

Bom, acho que por enquanto essa é uma boa lista para você ter uma noção como está o mundo dos jogos no Linux, em breve postarei mais sobre jogos no Linux.

Todos os jogos postados são gratuitos, e muitos deles podem ser achados nos repositórios do ubuntu. Para descobrir mais jogos, navegue na Seção Jogos do Add/Remover Programas do ubuntu, e abaixo estão alguns links que achei importante.

http://whdb.com/2008/top-25-linux-games-for-2008/

http://www.linuxlinks.com/article/20080510052539217/Games.html

3 comentários: