Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Uma mente mais aberta!

Já completei 1 ano de uso do sistema operacional Linux, particularmente Ubuntu, e nesse ano de uso me dediquei a aprender novas coisas, ler artigos sobre a filosofia, conheci novas pessoas, tentei utilizar de quase tudo nele, vi seu benefícios e dificuldades. Através disso, muitas horas de pensamento, e conversas intermináveis, cheguei a mais ou menos um raciocínio:

Não faz diferença se você vai usar Linux, Windows, Mac, ou qualquer outro sistema operacional, o que realmente importa é o usuário atingir seu principal objetivo!

Por exemplo, as razões para eu usar linux, primeiramente a segurança, sua bela filosofia de software livre e sua comunidade, isso inclui o grande suporte, todas as pessoas que conheci através dessa comunidade e a grande gratuidade que existe ao utilizar diversos programas, que atingem o mesmo objetivo que programas proprietários, estes eu teria de pagar algo em torno de mil reais por programa.

Porém se eu quero jogar algum jogo que é apenas para Windows, como eu faria? Rodar no Wine, sinceramente é horrível, eu não suporto perder performace ou aceitar bugs porque eu quero apenas usar Linux, então o que eu faço, coloco o pc no dual-boot com windows.

Então quando utilizo o computador normalmente para trabalhos, navegar na internet, ouvir música etc, utilizo o Linux, se eu quiser jogar "aquele" jogo que só roda no Windows, reinicio o computador e vou para ele através do dual boot.

Outro grande debate dentro da área de Design, onde alguns falam que Gimp é melhor que Photoshop, Blender melhor que 3D Max. Bom, primeiramente, não existe melhor programa, o melhor programa é aquele que você consegue atingir o seu objetivo.

Podemos dar um exemplo de um lápis e um pedaço de carvão, você deseja desenhar ou escrever, com alguma dessas ferramentas você vai se sentir mais confortável, e assim atingir o objetivo. A mesma coisa se aplica a estes tipos de softwares, muitos falam mal outros falam bem, mas o mais importante é finalizar o trabalho, independente do que você usou.

Mas é óbvio que o grande diferencial dos softwares livres é que eles são livres, a maioria se adquire gratuitamente, outros pagam uma pequena licença, mas de qualquer forma você estará dentro da lei por um pequeno custo, e os outros softwares proprietários? Será que todos que usam conseguiram pagar por eles? Ou será que vão conseguir pagar? É nisso que está o diferencial, então por que não tentar novos programas livres, isso só vai ampliar seus horizontes de trabalho e mercado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário