Páginas

sábado, 31 de outubro de 2009

Ubuntu 9.10 e suas mudanças

Como todos sabem essa semana foi lançado o Ubuntu 9.10, e junto a ele vieram diversas mudanças, quer dizer, MUITAS mudanças, eu não irei listar todas, mas colocarei aqui as que as eu percebi que merecem destaque.

A primeira mudança que eu logo vi de cara foi a adição de um novo splash screen, que é aquela tela de loading antes do sistema iniciar, agora são duas, uma com o simbolo do ubuntu branco piscando e outro com uma barra de progresso com o nome ubuntu acima dele.

Também ouve uma atualização do GRUB, que é aquela dela onde você escolhe o sistema operacional.

A tela de login também mudou, foram adicionadas umas novas opções como, acessibilidade, língua, e o login, o seu nome, é como se fosse automático, e só é necessário a sua senha, mas se for outro usuário, existe uma opção, outro usuário.

Junto a isso tudo, pode ser percebido ícones mais bem trabalhados, e algumas fontes do sistema estão em negrito, parece também que novos temas foram inseridos e agora o sistema possui diversos wallpapers de paísagens e terrenos, muito legal mesmo!

Já em relação a programas, o ubuntu vem com algumas novidades como o Ubuntu One, que é um programa focado na Computação em Nuvem, onde você salva seus arquivos nos servidores da canonical e tem acesso a eles de qualquer lugar que possua conexão com a internet.

O que mudou também foi o arranjo de programas no menu e no sypnatic, que agora possui uma nova forma de adicionar e remover programas. Está nova forma não é mais através de seleção, e sim por cliques instantâneos, quer dizer, você se interessa pelo programa, clica nele, ae abre um menu inteiramente sobre, e possui a opção de instalar, clicando em instalar, o programa vai para uma fila de instalação, e para remover o programa é o mesmo processo.


Minha opnião:

Eu não sei se todos gostaram desse novo ubuntu, ou se acharam interessantes as mudanças, mas tem de se pensar que o ubuntu, pela própria frase propanga diz: "linux for human beings" isso quer dizer, linux para seres humanos, então é evidente que todas essas mudanças foram estudas e analisadas para que novos usuários se sintam melhor, e que as ações ficassem mais intuitivas. É óbvio que usuários mais antigos ficaram mais incomodados com algumas mudanças como a do sypnatic, mas isso é apenas uma questão de se acostumar com o novo, diferente da pessoa que acabou de instalar o ubuntu e irá utilizá-lo pela primeira vez. Outra coisa que gostaria de destacar foi que, o ubuntu até agora no meu computador não deu nenhum problema e não precisei de configurar nada, como no 9.04 onde o som estava ruim.

Resumindo, a canonical está progredindo a cada dia mais, e o ubuntu com certeza é o melhor sistema operacional atualmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário