Páginas

sábado, 31 de outubro de 2009

Qual o sentido?

Muitas vezes parei para pensar qual era o sentido desse grande mundo de Liberdade Virtual em que vivemos. O que quer dizer isso? A liberdade de nós, usuários de softwares livres, como Ubuntu, Gimp, Inkscape, blender e por ae vai!

Algumas questões que me passaram pela cabeça foram, o porquê de ajudar, quem ganha com isso, quem vai ganhar com tudo isso... A resposta disso tudo está abaixo:

Desde que eu entrei no mundo Linux, no meio de 2008, através de uma aula que assisti na PUC-Rio, comecei a me interessar pela filosofia envolvida, e o grande pensamento que a comunidade se beneficia, fazendo asssim o melhor produto para si mesma.

Junto a isso comecei a conhecer novas pessoas e ter novos pensamentos como pensar sobre o envolvimento de lucros e softwares livres, e cheguei a conclusão que:

"Se você usa softwares livres, não quer dizer que você não possa ganhar dinheiro com eles, pois o cliente em si, não vai querer saber se você usará algum programa da Adobe, ou um Gimp, ele quer o produto!"

E outra conclusão:

"Não é porque você irá desenvolver um software livre, que ele necessariamente terá de ser gratuito, ele pode ser pago, e pode ter diversos serviços relacionados que também podem ser pagos.

A partir de então comecei a pensar também no sentido de ajudar a comunidade, pois estaria eu trabalhando gratuitamente para o "dono de tudo"?

"Ao ajudar a comunidade, não espere ganhar dinheiro, ou qualquer outra coisa semelhante. O ato de ajudar a comunidade de um software é estreitamente para o benefício da própria comunidade de usuários e do programa, pois as pessoas se interessarão mais pelo programa, saberão utilizá-lo, consequentemente mais usuários, e com tudo isso o programa sempre será atualizado e melhorado, graças a sua ajuda e suporte!"

"O ato de ajudar alguém seja da forma mais simples até a mais complexa, pode trazer ao indivíduo alegrias jamais experimentadas, pois você está ajudando alguém que realmente necessita, e que realmente quer a sua ajuda!"

Outro pensamento que tive foi pensar que eu poderia estar preso a ideologia ou algo semelhante, e que eu poderia utilizar apenas softwares livres.

"Não importa qual software utilizar, se você obtê-lo legalmente, e souber como utilzá-lo, porque não usá-lo? Faça o melhor trabalho não importa qual seja a ferramenta!"

Esses foram algumas questões que apareceram na minha cabeça, e que também podem aparecer na cabeça de muitas pessoas, espero que o meu texto esclareça muitas mentes por ae!

Nenhum comentário:

Postar um comentário