Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Wi-Fi PUC no Ubuntu

Primeiramente você deve baixar o seu respectivo certificado no site oficial da PUC-Rio, que se encontra na seção Aluno > Rede Wi-Fi.

Faça o seu login e então prossiga. Haverá opções de criação de um novo certificado, resgatar senhas etc. Porém o mais importante é você baixar o seu certificado, caso não o tenha, crie.

Ao baixar o certificado, você irá receber um arquivo com extensão .p12. Até ai tudo perfeito agora que chega a parte principal, a configuração do Wi-Fi no Ubuntu.

Conecte-se a rede Wi-Fi PUC como se fosse qualquer outra rede, então abrirá uma janela pedindo login, senha etc. Então você deixa a configuração da seguinte forma:

Segurança sem fio: WPA & WPA2 empresas
Autentificação: TLS
Identidade: mesmo login utilizado para logar nos computadores do RDC.
Certificado CA: (nenhum)
Chave privada: arquivo.p12, o certificado que você baixou.
Senha de chave privada: senha que você definiu ao criar o certificado

Ao dar Conectar, aparecerá um aviso de que não existe certificado de autoridade, então clique em Ignorar.
.
Caso já tenha tentado a conexão posteriormente e a janela de conexão não apareça, existe uma outra forma de se conectar...

Selecione a rede Wi-Fi PUC, caso não apareça a edição de conexão, clique com o botão direito no ícone da rede Wi-Fi e coloque Editar Conexões.

Vá em Segurança sem fio, e então no item segurança escolha a opção WPA & WPA2 empresas, com isso agora só falta escolher o certificado em Chave Privada, e abaixo disso, coloque a senha que você definiu ao criar o certificado.

Não esqueça que sua matrícula deve ser a mesma utilizada nos computadores do RDC, que utiliza o g no lugar do zero e o número final do aluno na matrícula.

Valeu!

Um comentário:

  1. Pois então, estava tendoi esse problema. Ao achar esse blog eu pensei que finalmente eu fosse conseguir me conectar à puc com o linux. Contudo, sempre que eu fazia os passos, ao final o pc conectava a várias outras conexoes (IAG, CADASTRO WIFI PUC, etc), mas nunca ao que precisava.

    O que fiz então foi apagar todas as outras conexões e deixar apenas a da Wi-Fi PUC. A unica GRANDE diferença é que para funcionar eu precisei SIM o certificado CA, que está em formato PEM e que pode ser feito com qualquer programinha básico.

    Sendo assim, tenha em maos o arquivo P12 e o PEM, e depois faça os passos q o blog disse que vai dar tudo certo

    ResponderExcluir