Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

Leitura digital vs. leitura em papel

Hoje na sala de aula foi mencionado o quanto é mais difícil ler na tela de computadores, foi então que resolvi pesquisar o porquê desta dificuldade.

Ao ler alguns textos na internet, vi que a leitura digital não é algo tão diferente da leitura comum em papel, isso dependendo do leitor onde a diferença nas leituras pode ser bem imperceptível.

Porém para a maior parte dos usuários a leitura em telas digitais é realmente um pouco mais difícil e isso é completamente normal devido os elementos envolvidos nas duas práticas.

Desde novo, o ser humano utiliza o papel para diversas tarefas, ele entra em contato com o mesmo, seus sentidos participam das atividades como desenho e leitura por exemplo, ele sente o cheiro e a textura do papel e ao mesmo tempo a luz reflete o conteúdo para sua visão. Resumindo, o seu corpo participa da leitura e normalmente há uma boa quantidade de concentração e informação é bem assimilada.

Na leitura digital, vimos uma outra forma de abordagem onde o leitor não está assimilando a leitura da maneira tradicional, é algo frio, virtual!

Um dos principais fatores que dificultam a leitura é o fato da luz não estar sendo refletida e sim emitida para a visão, desta maneira causando desconforto e cansaço para as vistas rapidamente. Outro fator é a distração, a leitura digital normalmente é acompanha de outros agentes, como elementos gráficos em destaque excessivo, programas que necessitam de atenção. Ao utilizar a leitura digital, o usuário tem mais facilidade de fugir de um conteúdo que não o está interessando graças aos outros agentes presentes na sua leitura, isso graças aos agentes distrativos que foram citados.

Um fator de extrema importância é a forma que o conteúdo será exibido, muitos sites possuem background com uma cor que entra em conflito com o texto, como fundos amarelos e fontes azuis, ou background e fontes escuras. O tamanho da fonte e a sua diagramação também influência muito na hora da leitura, um texto bom mal diagramado pode se tornar algo difícil e chato de ler.


A questão da leitura digital é um tópico muito importante pois a cada dia mais o papel está sendo menos utilizado, junto a ele o lápis e a caneta. Como podemos ver, hoje em dia algumas pessoas não conseguem nem ter uma caligrafia adequada devido ao uso em excesso do computador.

Acho que você ter lido todo este post prestando 100% de atenção foi meio difícil né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário