Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Conhecendo um novo mundo

ANTES DE LER, LEIA ISTO:

Este texto foi feito com o intuito de ajudar um colega usuário do ubuntu, a fazer uma palestra em sua região. Nele você leitor encontrará os principais tópicos relacionados ao mundo Linux, e mais especificamente no ubuntu. Junto à eles estão diversos links que te guiarão nessa nova descoberta.

Se houver necessidade de copiá-lo, modificá-lo em benefício de toda comunidade do ubuntu, esteja livre e faça.

Não se esqueça de mencionar a fonte original do texto e seu autor.

http://linuxjay.blogspot.com/

Jan Purisco Neves.

Boa leitura!


Para começar nossa jornada sobre o Linux, teremos que voltar em 1983, no projeto GNU, liderado pelo Richard Stallman.

http://en.wikipedia.org/wiki/GNU_Project
http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_GNU

Mas quem é Richard Stallman?

http://www.stallman.org/
http://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Stallman
http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_M._Stallman

Junto a ele podemos falar da licença GNU para software livre, que se baseia em 4 liberdades:

1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.


http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License
http://en.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License
http://www.gnu.org/

E claro a grande idelogia dos softwares livres:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre
http://en.wikipedia.org/wiki/Free_software

Mas onde entra nisso tudo o LINUX?
Tudo começou com um estudante chamado Linus Torvalds.

http://en.wikipedia.org/wiki/Linus_Torvalds
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linus_Torvalds

Ele desenvolveu o Linux, que nada mais nada menos é um Kernel, mas o que é um Kernel?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kernel
http://en.wikipedia.org/wiki/Kernel_(computing)

Assim foi formado o sistema GNU/Linux.

http://en.wikipedia.org/wiki/Gnu/linux
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

O que diferenciava o Linux, como é chamado hoje, dos outros sistemas operacionais, era a capacidade do usuário modificá-lo livremente, e até criar sua propria distibuição. Desta maneira, diversas distribuições foram criadas:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Linux_distributions
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_distribui%C3%A7%C3%B5es_de_Linux

Dentre elas podemos destacar o sistema operacional que está em constante evolução e crescimento, o Ubuntu.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu
http://en.wikipedia.org/wiki/Ubuntu
http://www.ubuntu.com/
http://www.ubuntu-br.org/

A sua principal diferença dos demais sistemas, seja ele linux ou não, é que ele possui uma grande filosofia empregada por ele. Isso pode ser percebido através do seu nome, Ubuntu, que é uma antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que nós somos". A distribuição Ubuntu trás o espírito desta palavra para o mundo do software livre.

http://wiki.ubuntu-br.org/Filosofia

Outra diferença é que o ubuntu tem o intuito de ser feito para seres humanos, parece óbvio mas não é, ele tenta fazer com que o sistema operacional fique com uma harmonia muito boa, para que qualquer tipo de usuário, seja ele novato ou profissional, se sinta bem, assim dando diversas possibilidades de personalização do sistema. Dentre eles estão o próprio desktop, até programas que auxiliam deficientes. Desta forma o ubuntu é um dos sistemas mais amigáveis existentes no mundo, e tudo a sua volta é de fácil acesso, um exemplo disso é para adiação e remoção de programas, que para acontecer é necessário no mínimo 4 cliques. Assim qualquer tipo de usuário se sentiria confortável com o sistema.

Um dos pontos mais altos desse sistema é que ele praticamente não tem virus, mas como assim?

Desde a criação do Linux, foram descobertos em torno de 600 virus, mas isso não quer dizer praticamente nada, pois com o apoio da comunidade eles se tornam vulneráveis, e assim o sistema é corrigido a cada atualização, com isso tornando-se imune a tais virus.

Outro ponto alto, foi que recentemente descobriram que o ubuntu está imune a hackers, essa noticia pode ser lida no blog abaixo:

http://tuxvermelho.blogspot.com/2009/05/ubuntu-1-0-hackers.html

O ubuntu possui uma nova versão a cada 6 meses, e pode ser adiquirido gratuitamente, através de diversas maneiras, dentre elas estão, o download através do site, e o pedido on-line feito no site oficial. O pedido demora em torno de 4 a 6 semanas, e você recebe uma cópia original do ubuntu. Outra maneira é pagando pela mídia, asssim ajudando a empresa que torna o ubuntu real, canonical. Ou então se você não tem como obter o ubuntu de nenhuma dessas maneiras, peça a algum amigo que faça uma cópia para você.

Com isso, o Ubuntu consegue ter a maior comunidade de usuários de todo mundo linux, assim graças a sua filosofia há diversas opções de suporte gratuito, que é eficaz graças a essa comunidade, fora o suporte pago realizado pela canonical.
O suporte ocorre quando algum usuário possui alguma dúvida em relação ao ubuntu, nisso ele pode procurar a solução em canais de chat do IRC, foruns e blogs espalhados pela internet, dentre os principais estão o forum global do ubuntu e o forum brasileiro.
Assim a chance de um usuário não se dar bem com o sistema, ou não ter seu problema solucionado é mínima.

http://ubuntuforum-br.org/index.php
http://ubuntuforums.org/

Ao instalar o Ubuntu em seu sistema, o usuário logo perceberá que muitos dos programas que ele estava habituado em outros sistemas operacionais não-linux, sumiram, ou que não podem ser instalados. Se o usuário necessita de tais programas, ele possui algumas maneiras de obtê-lo, ou conseguir o mesmo resultado, as vezes até melhor que o antigo programa fazia.

Ele pode emular o ambiente de windows através emuladores de windows, como wine, cedega, e rodar os aplicativos em um desses. Ou então pode haver a substituição destes aplicativos que ele estava acustumado a usar por outros similares, que podem ser até melhores, e que consigam obter o mesmo resultado do antigo.

http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes

Alguns programas que as pessoas mais procuram são: MSN, Photoshop, e o Pacote do Office (word, excel...).
Todos esses podem ser substituidos respectivamentes por, Pidgin, Gimp e Open Office, que são softwares livres, não-proprietários,que seguem a as regras do GNU Public License, e o melhor, gratuitos!
As vantagens dessas mudanças são que o conhecimento do usuário em relação a outros programas aumenta, e faz com que ele tenha um grande leque de possibilidades na hora de fazer o seu trabalho, fora que utilizando softwares livres, ele estara exatamente dentro da lei, ao invés de tentar alguma forma de obter o software proprietário sem pagar, através do uso de cracks e afins.

http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes

Mas se não há como utilizar tais programas, que não rodam naturalmente em linux, pode ser instalado em uma máquina virtual (exemplo: Virtual Box) o sistema necessário para rodar esses programas, ou então a utilização do linux em dual boot com este outro sistema.

Para a instalação do ubuntu, o usuário tem um leque de possibilidades, desde a instalação dentro do seu sistema atual, até a instalação completa em seu hd. Para tutoriais de instalação veja:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,19226.0.html

Espero que este texto tenha informado o essencial para um usuário rever seus conceitos sobre sistemas operacionais, e que tenha tido acordado para um novo mundo que está cada vez crescendo.

Abraços, Jan P. Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário