Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2010

nm-applet pedindo senhas?

Um colega do IRC chegou com um problema onde o ubuntu dele vivia pedindo para digitar sua senha diversas vezes ao utilizar o sistema.

Pelo o que foi falado por ele o problema era com o aplicativo nm-applet, mas pesquisando mais sobre o problema vi que não era só esse aplicativo que enchia o saco pedindo senhas.

E neste caso a senha de login dele não era a mesma que ele deveria colocar na hora que era requerido pela chave que aparece perto do relógio, no caso sua senha antiga.

Então foi achado no forum ubuntu-bruma solução que deu certo, e ela está abaixo:

"Olá.

Estive a procurar um bom tempo como fazer o Chaveiro padrão parar de me perguntar a senha toda hora pra conectar na rede sem fio ou outras tarefas. Afinal, eu quero o chaveiro pra lembrar as senhas pra mim, não pra me perguntar toda hora qual é a maldita senha.

Encontrei nesse forum uma referência ao forum gringo (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=192281), mas lá eles falam em compilação e outras coisas que (pelo menos aqui) nem sempre dão certo. Felizmente, encontrei uma outra referência que faz a mesma coisa de uma maneira bem mais fácil. Aí vai:

Você vai precisar de um programinha que vincula seu login no GDM ao Chaveiro Padrão. Obviamente, para que funcione, a sua senha de login deve ser a mesma do chaveiro. Caso contrário, não vai funcionar.

"Oh meu deus, minha senha do chaveiro não é a mesma da de login!"

Palma, palma, não priemos cânico! Nem tudo está perdido. Para recriar sua "conta" no chaveiro, basta deletar o arquivo ~/.gnome2/keyrings/default.keyring , onde "~" é o sinônimo de /home/seunome (por exemplo, no meu caso, /home/leandro. Fica então /home/leandro/.gnome2/keyrings/default.keyring). Pois então. Delete-o, faça logout e depois login de novo. Então, crie novamente a senha - dessa vez sendo a mesma do login, não esqueça.

Voltando à explicação original, o programinha que eu dizia se chama "pam_keyring". Não é bem um programinha, é um módulo que será carregado na inicialização (pelo que eu li por aqui). Mas enfim, é o benefício que importa, não é? Então.

Pra instalar é fácil (presumo que esteja usando o Feisty com os repositórios Universe e Multiverse habilitados):

Código:
sudo apt-get install libpam-keyring

Depois de instalado, é preciso um ajuste mínimo pra que funcione. No terminal, digite:

Código:
sudo gedit /etc/pam.d/gdm

Vai abrir o editor de texto com isso escrito dentro:

Código:
#%PAM-1.0
auth requisite pam_nologin.so
auth required pam_env.so
@include common-auth
@include common-account
session required pam_limits.so
@include common-session
@include common-password

Você vai na última linha, dar um ENTER (pra criar uma nova linha) e copiar e colar isso aqui:

Código:
@include common-pamkeyring

O arquivo final deve ficar assim:

Código:
#%PAM-1.0
auth requisite pam_nologin.so
auth required pam_env.so
@include common-auth
@include common-account
session required pam_limits.so
@include common-session
@include common-password
@include common-pamkeyring

Aí, meu amigo, é só salvar, fechar e correr pro abraço. Quando você fizer login novamente, não precisará mais sofrer no fogo do inferno das senhas e palavras-passe!!

P.S.: Já ia me esquecendo. A dica é do site http://staff.xiaoka.com/smoku/2007/05/17/password-hell-resolved/ , que ainda resolve um outro problema com senhas que eu não sei do que se trata. Dêem uma olhada, talvez ajude!""

fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=22785.0


Pelas próprias palavras do nosso amigo, a solução foi dada através da seguinte forma:

"Cara,

Consegui resolver, a partir do link que vc me deu, pesquisei mais um pouco e achei esse post: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=22785.0

Daí eu entrei no nautilus como root, fui em VER -> MOSTRAR ARQUIVOS OCULTOS, depois naveguei para /home//.gnome2/keyrings, mudei o nome do arquivo login.keyring para login.keyring.bkp.

Fiz logout e quando voltei ele pediu a senha, e criou um novo arquivo e não pediu mas a senha.

Valeu pela ajuda cara!!

Abraços!
rocker "

Nenhum comentário:

Postar um comentário