Desde o ano passado eu comecei a ouvir sobre a computação em nuvem, desde aquele dia eu andei pesquisando e entendi o que realmente era. Então resolvi escrever este post para esclarecer àqueles que nunca ouviram falar nisso, e que hoje estão pertos disso através do Ubuntu One!
Entendendo a Computação em Nuvem
A Computação em Nuvem é uma forma de aplicar as ferramentas atuais da internet a fim de auxiliar a mobilidade e praticidade do usuário. Mas isso não quer dizer realmente quase nada, então irei explicar com as minhas palavras...
A computação em nuvem funciona assim: A nuvem é a internet, e nela o usuário salva e utiliza seus arquivos. Desta maneira ele utiliza um servidor para guardar tudo isso, e através de uma conexão de internet, ele consegue ter acesso ao servidor e consequentemente aos seus arquivos.
Mas não é apenas sobre guardar arquivos na internet, ela também consiste em ter ferramentas de edição na própria internet, isso quer dizer, você para editar um arquivo de texto por exemplo, não precisará instalar nada no seu computador, so terá de acessar o site que contém a tal ferramenta/aplicativo de edição e utilizá-lo on-line.
Desta forma podemos ter uma pequena conclusão do que é a computação em nuvem:
É a forma de utilizar aplicativos e salvar seus arquivos na própria internet, sem ter que utilizar o HD do seu computador. E como tudo está salvo na internet, você poderá ter acesso a eles de qualquer lugar do mundo, apenas tendo uma conexão com a internet!
Aprofundando neste assunto, podemos encontrar diversos aplicativos, sites, ou locais que já utilizam a computação em nuvem. O próprio e-mail pode ser considerado, por mim, uma ferramenta de computação em nuvem, pois com ele posso enviar um e-mail para mim mesmo com um arquivo que desejo acessar de um outro lugar que possui conexão com a internet.
O Google já possui diversos aplicativos, como google docs, reader etc, e a cada dia mais empresas, faculdades e algumas pessoas estão começando a adotar a computação em nuvem em suas vidas.
Uma dessas empresas é a canonical, que implantou no ubuntu 9.10 os serviços do Ubuntu One, que é nada mais nada menos que uma conta gratuita com espaço de 2 Gb, e nela o usuário pode enviar os seus arquivos. Este espaço de 2 Gb pode ser aumentado através de um pagamento que pe em torno de 10 dollares.
O grande diferencial da computação em nuvem
O grande diferencial é que as pessoas não precisam mais ficar preocupadas em guardas suas coisas no computador, e consequentemente se preocupar com o espaço que elas ocupam. Assim, enviando para um servidor, elas podem acessá-las de qualquer lugar do planeta, apenas tendo uma conexão com a internet!
Isso tudo faz com que sejam criados novos equipamentos que são destinados a computação em nuvem, e assim sendo equipamentos pequenos e com um novo desenho, pois eles não necessitam de ter um HD ou de um grande configuração para guardar aplicativos ou qualquer outra coisa, e sim apenas uma conexão com a internet, pois é onde tudo está rodando.
Os perigos da computação em nuvem
Na minha opnião, a computação em nuvem é algo maravilhoso, mas tem que ser usado de uma forma moderada, pois, ao salvar seus arquivos na "nuvem", você estará dependendo dela, e se por acaso ela "sumir", e não houver mais conexão com a internet ou se os servidores cairem?
O fator segurança também deve ser muito bem analisado, pois nunca se sabe o que as pessoas guardarão em suas contas, e a empresa que provém o serviço deve proteger seus servidores contra qualquer ameaça, pois um roubo de um arquivo pode até custar uma vida.
A conexão com a internet é outro fator, pois sem ela você nunca poderá acessar seus arquivos. Então, você acaba sendo um dependente da conexão com a internet para trabalhar ou qualquer outra coisa.
Conclusão
Então para concluir este post, posso dizer que a computação em nuvem é algo maravilhoso, porém dever ser utilizado com moderação, isso quer dizer: Nunca garanta que seus arquivos estarão nas "nuvens" para sempre, ou que eles estão completamente seguros, sempre tenha um backup destes arquivos e tome cuidado com o que você irá enviar, pois nunca se sabe o que pode acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário